Notícias

noticias.tvm.co.mz

Notícias

noticias.tvm.co.mz

Defesa pede a Supremo do Brasil prisão domiciliária para Lula da Silva

A defesa de Lula da Silva pediu na quinta-feira ao Supremo Tribunal a prisão domiciliária para o antigo presidente do Brasil, caso não seja suspensa a ordem de prisão decretada em abril.
O pedido foi feito ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde os advogados de defesa reforçaram a pretensão de que seja suspensa da execução da pena de 12 anos e um mês de prisão, num caso que envolve um apartamento de luxo na cidade brasileira do Guarujá, que teria sido dado a Lula da Silva como suborno pela construtora OAS, em troca de vantagens em contratos com a petrolífera estatal Petrobras.


Caso o STF não interceda, na terça-feira, a favor da suspensão da prisão, os advogados sugeriram ao tribunal outras medidas cautelares, como a possibilidade de cumprir a sentença em prisão domiciliária.

O STF marcou para a próxima terça-feira o julgamento de um pedido da defesa do antigo Presidente brasileiro.

Se o recurso for aceite pelos juízes, o antigo chefe de Estado brasileiro poderá aguardar em liberdade enquanto outros recursos deste processo são julgados nas instâncias superiores.

A defesa pediu ainda suspensão da inelegibilidade de Lula da Silva para concorrer às eleições presidenciais, como consta da condenação na segunda instância da Justiça do país.

Lula da Silva lidera todas as sondagens para as próximas presidenciais do Brasil, que decorrem em outubro.

Síria: EUA reiteram à Rússia compromisso para cessar-fogo no sudoeste

"O secretário Pompeo voltou a enfatizar o compromisso dos Estados Unidos para o cessar-fogo no sudoeste da Síria, que foi aprovado pelo Presidente Trump e pelo Presidente Putin há um ano", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, em comunicado.


Segundo Heather Nauert, o responsável pelas Relações Exteriores dos Estados Unidos considerou que "é crucial", tanto para a Rússia como para o governo sírio, aderirem ao acordo e garantirem que "não há nenhuma atividade unilateral" na área.

Nas últimas semanas, as forças do governo sírio enviaram reforços para as províncias de Deraa e Al Quneitra, no sudoeste do país, como um preparativo para uma possível ofensiva na área.

Nestas regiões está em vigor um cessar de hostilidades em vigor desde julho de 2017, promovido pelos Estados Unidos, Rússia e Jordânia.

Washington e Amã apoiam a oposição síria, enquanto Moscovo é aliada do governo de Damasco.

Encontrados destroços de avião desaparecido com 10 pessoas a bordo

As autoridades quenianas confirmaram hoje ter encontrado num parque nacional do sudoeste do Quénia os destroços do avião que tinha desaparecido na terça-feira quando regressava a Nairobi com oito passageiros e dois membros da tripulação a bordo.
"É um grande avanço. A nossa equipa de resgate trabalhou sem descanso e agora é só uma questão de chegar junto do avião e fazer o resgate", disse Boaz Cherutch, o comissário do Condado de Nyandarua, onde fica o local do acidente.

As buscas para encontrar o avião tinham sido suspensas durante a noite devido às condições climatéricas adversas, tendo sido retomadas hoje por vários helicópteros das forças de defesa do Quénia e da polícia, que conseguiram localizar o avião nos limites do Parque Nacional de Aberdare.

As autoridades desconhecem se os oito passageiros e os dois pilotos ainda estão vivos.

O avião da companhia aérea Fly540 desapareceu na terça-feira à tarde quando regressava a Nairobi e sobrevoava um parque nacional no sudoeste do Quénia, segundo os media locais.

Segundo o jornal The Standard, um cidadão americano estaria entre os passageiros.

No local do acidente estão elementos da polícia, do Serviço de Vida Selvagem do Quénia e de outros serviços de resgate.

O avião, um modelo CS208 da Safari Air Express - subsidiária da empresa de baixo custo Fly540 - com capacidade para 12 passageiros, viajava da cidade de Kitale (oeste) para o aeroporto internacional Jomo Kenyatta quando a torre de controlo perdeu o sinal, às 17h00 locais (15h00 em Lisboa).

naom_5b0f150d21d87.jpg

Homem galgou várias varandas para alcançar criança e salvá-la.

Mamoudou Gassama protagonizou um momento que levou o seu nome a vários pontos do mundo. O imigrante ilegal, que salvou uma criança pendurada numa varanda, em Paris, França, foi apelidado de herói, e juntou-se já aos Bombeiros.

O maliano de 22 anos que estava a viver em França de forma ilegal arriscou a sua própria vida para salvar a criança de quatro anos.

O seu gesto valeu-lhe um visto para permanecer no país, que lhe foi entregue pessoalmente por Emmanuel Macron, bem como uma medalha de bravura.

Hoje, o jovem assinou um estágio de 10 meses nos bombeiros de Paris, e vai receber um ordenado de 600 euros por mês.

naom_5ae050005ad9b.jpg

Um alto quadro do regime norte-coreano chegou hoje de carro ao aeroporto de Pequim, de onde deve partir para os Estados Unidos, para preparar a histórica cimeira entre os líderes dos dois países.

O general Kim Yong-chol, considerado o "braço direito" do líder norte-coreano, Kim Jong-un, é esperado em Nova Iorque, segundo anunciou na terça-feira o Presidente dos EUA, Donald Trump.

Trata-se da primeira visita de um alto quadro de Pyongyang aos EUA desde 2000, quando o militar Jo Myong-rok reuniu com o então Presidente Bill Clinton.

Kim Yong-chol, que é também diretor do Departamento da Frente Unida, é uma das figuras do regime norte-coreano atingida pelas sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU e pelo Departamento do Tesouro norte-americano.

Donald Trump chegou a cancelar a cimeira com Kim Jong-un, na passada sexta-feira, mas voltou atrás após várias mensagens conciliadoras com Pyongyang.

A confirmar-se, será a primeira reunião de sempre entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.

No ano passado, a tensão entre Pyongyang e Washington atingiu níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53), na sequência dos sucessivos testes nucleares e de misseis balísticos realizados por Pyongyang, e à retórica belicista de Trump.

No entanto, desde o início do ano que Kim Jong-un tem procurado uma solução diplomática, e o regime procedeu já ao desmantelamento de infraestruturas numa central nuclear, processo efetuado na presença de cerca de 20 jornalistas de cinco países: Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Rússia e Reino Unido.

 

Pág. 1 de 44

Programas

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    Onde quer que esteja, em casa ou na rua, sozinho ou com amigos, a TVM está consigo. Porque somos a única televisão que esta em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da indep...

    Readmore

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    Onde quer que esteja, em Maputo ou em Lichinga, em Tete ou Chimoio, a TVM está consigo. Somos a única televisão que esta em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da indepe...

    Readmore

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    A TVM é a única televisão que está em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da independência. Feliz 25 de Junho....

    Readmore

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 67.84 69.20
USD 58.60 59.77
ZAR 4.28 4.37
Fonte: BCI, 23 de Junho de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla