Notícias

noticias.tvm.co.mz

Notícias

noticias.tvm.co.mz

Leopoldino Bambo

Leopoldino Bambo

seherhseedrhehdeh.jpg

Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje treze pontos na Estrada Nacional 113, no troço Nampeve– Gurúè – Cuamba, entre as províncias de Zambézia e Niassa.
Trata-se de infra-estrutura rodoviária de betão armado, orçadas em mil e setecentos milhões de meticais, com a capacidade de suportar cada, um peso bruto de cinquenta e seis toneladas.

ESRY3AAWEEWYERY.jpg

Nova direcção da Federação Moçambicana de Judo trabalha nas comunidades e escolas particulares e público, a procura de novos praticantes, para alta competição.

A Associação Kandleno, no Xipamanine, foi a primeira a receber uma equipa de técnicos da federação, num projecto de intercâmbio entre Moçambique, Brasil e Japão.
No seu primeiro mandato, o ex-ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Júnior, pretende dinamizar aquela arte marcial, e as escolas e comunidades são a prioridade.
Uma iniciativa já em curso, e Moçambique foi buscar experiências em países mais avançados na matéria.

No projecto foram abrangidos cerca de setenta alunos de ambos os sexos, para receberem o ABC do Judo.

WARYW34YW45EW4Y54.jpg

Reclusos da Penitenciaria Regional de Manica denunciam uma rede de comercialização de cannabis sativa, vulgo suruma, dentro daquele estabelecimento prisional.
A suposta rede de traficantes de droga era liderada por um agente correccional.

 

ERHYESHESRHEE.jpg

Zimbabwe interessado em investir na agricultura e cooperar na área de infra-estruturas ligadas a estradas e ferrovia, na província de Tete.

Para o efeito, uma delegação do governo daquele país, encabeçada pelo governador da província de Mashonaland, encontra-se em Tete, para conhecer o mercado e buscar oportunidades.

AWERETY3EYEWAY4.jpg

Cerca de quatrocentos megawatts de energia na base de gás Natural serão produzidos nos próximos tempos em Nacala- a-Velha, província de Nampula.
O projecto cujo lançamento está previsto para Setembro próximo, este avaliado em cerca de oitocentos milhões de dólares americanos e é tido pelo Governo como uma das estratégias atrair abertura de investimentos condicionados pela quantidade e qualidade de energia.

ERYEYEAYERAYRE.jpg

A União Europeia vai disponibilizar cerca de setecentos milhões de Meticais, para o apoio ao sector da justiça, incluindo a operacionalização do segundo plano Estratégico do Gabinete Central de Combate `a corrupção, lançado hoje em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Com a duração de cinco anos o plano tem como objectivo prevenir e combater a corrupção, promovendo a cultura de transparência, integridade e boa governação com vista ao desenvolvimento económico e social do país.
A Estratégia Nacional de Combate a Corrupção é um instrumento de orientação politica e operacionalização das acções prioritárias do governo no combate a corrupção.
Com duração de cinco anos, a estratégia incide sobre medidas que visam combater o burocratismo e a corrupção nas instituições públicas que inviabilizam qualquer esforço no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
A intenção é de criar uma sociedade assente nos valores de integridade, transparência e legalidade estabelecendo a confiança nas instituições públicas, privadas e na sociedade em geral.
Para a operacionalização do plano estratégico são necessários quinhentos e sessenta milhões de meticais
O representante da União Europeia mostrou se preocupado com o relatório apresentado em 2017 pelo Gabinete de Combate a Corrupção.
O documento refere que devido a actos de corrupção, o Estado moçambicano perdeu no ano passado perto de quatrocentos e cinquenta e nove milhões de meticais, dos quais apenas oito por cento, é que foram recuperados.
Para o combate a estes males a União europeia vai disponibilizar cerca de setecentos milhões de meticais para o apoio a sector da justiça incluindo o gabinete central de combate a corrupção.

SDREY3EY34E4YERYU.jpg

O Presidente da República diz que os moçambicanos têm a consciência de que o desenvolvimento económico não pode ser alcançado sem o combate à corrupção.
Filipe Nyusi falou de corrupção política que se manifesta através de parlamentares ou da Imprensa que a troco de favores nacionais ou estrangeiros fazem questionamentos de interesse de grupos de pessoas.
Nyusi considera a corrupção uma doença universal.
Segundo Nyusi existem pessoas comprometidos com a corrupção política em diversas perspectivas sociais.
O Chefe de Estado diz que é altura de actuar com medidas concretas a começar pelas políticas estratégicas e os planos de acção virados para a administração pública e para o sector privado.

Para Filipe Nyusi a grande corrupção começa com um pequeno desvio de conduta das pessoas.
O Presidente da República diz que para a execução do Plano Estratégico do GCCC e toda administração da justiça moçambicana deve se equipar os quadros mais capazes com meios materiais e financeiros aliando-se ao facto a mudança de atitude de todos.

ewtwgtwggsgwg.jpg

Moçambique está em risco de ser retirado os 3 títulos de campeao do mundo de Salto à Corda, e impedido de participar em competiçoes internacionais, por um período indeterminado.

Em causa está a dívida de quatro mil dólares norte-americanos, deixada a quase um ano, nos Estado Unidos da América, referente ao pagamento da logistica  da selecçao que participou no evento.

wtaaweryawerwery.jpg

Alfândegas de Moçambique em Nampula, apreendem mais de mil seiscentas garrafas contendo bebida alcoólica que estavam a ser comercializadas sem o selo de controlo fiscal.

        A operação levada acabo em apenas 1 dia resultou ainda na apreensão de cerca de cem selos supostamente adquiridos ilegalmente.

Trata-se de mil seiscentas e oitenta garrafas de bebidas alcoólicas de diferentes marcas que estavam a ser comercializadas sem ostentar o selo de controlo fiscal atribuído pela autoridade tributaria, no âmbito do projecto de selagem de produtos manufacturados incluindo bebidas visando combater afuga ao fisco e contrabando.

A operação que poderá estender-se para outros pontos da cidade de Nampula, resultou ainda na apreensão de cerca de cem selos que se prevê que tenham sido adquiridos ilegalmente.

O estado perderia nesta fuga ao fisco, cerca de quinhentos mil meticais e por se tratar de um crime, o caso será encaminhado ao tribunal aduaneiro para os devidos trâmites legais.

reryewhrehdhfd.jpg

Conselho Municipal da Matola desmantela esquema fraudulento de emissão de licenças e taxas de circulação para actividades de transporte de mercadorias e passageiros.

Em conexão com o caso 3 funcionários da edilidade recolheram às celas da Polícia da República de Moçambique.

Há sensivelmente uma semana que a vereação dos transportes em coordenação com a polícia municipal da Matola desencadeou uma operação cujo objectivo é a fiscalização de licenças e taxas de circulação nos semi-colectivos e em camiões de grande tonelagem.

Esta terça-feira o conselho municipal convocou uma conferência de imprensa para apresentar os primeiros resultados da operação.

Entretanto, na noite da última segunda-feira indivíduos até aqui desconhecidos atearam fogo na viatura de serviço atribuída ao vereador de transportes, numa altura em que esta encontrava-se parqueada na sua residência.

Depois de avaliar as circunstâncias a polícia municipal aventa a possibilidade se tratar de um acto de retaliação protagonizado pelos supostos falsificadores de licenças.

O representante do Conselho Municipal da Matola disse ser prematuro apresentar números exactos do défice que o esquema de fraude provocou nas receitas da edilidade.

Pág. 1 de 20

Programas

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    A TVM é a única televisão que está em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da independência. Feliz 25 de Junho....

    Readmore

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    Onde quer que esteja, em Maputo ou em Lichinga, em Tete ou Chimoio, a TVM está consigo. Somos a única televisão que esta em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da indepe...

    Readmore

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    Onde quer que esteja, em casa ou na rua, sozinho ou com amigos, a TVM está consigo. Porque somos a única televisão que esta em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da indep...

    Readmore

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 67.43 68.77
USD 57.90 59.06
ZAR 4.35 4.44
Fonte: BCI, 19 de Julho de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla