Notícias

noticias.tvm.co.mz

Notícias

noticias.tvm.co.mz

Arte e Cultura

Arte e Cultura (43)

segunda, 26 junho 2017 12:44

Morreu escritora Fátima Langa

Escrito por

FaLanga_foto_died.jpg

MORREU na tarde de sábado a escritora moçambicana Fátima Langa, aos 64 anos, vítima de doença.

Uma das mais activas colaboradoras do matutino “Notícias”, a escritora perdeu a vida no dia do seu aniversário natalício.

Fonte familiar disse ao “Notícias” que Fátima Langa, que padecia de diabetes e problemas cardíacos, teria se sentido mal no sábado de manhã. Ela acabou falecendo à tarde, a caminho do hospital.

Fátima langa destacou-se como uma das principais escritoras de literatura infanto-juvenil, tendo publicado “Uma Jibóia no congelador”, seu livro de estreia, “Ndinema vai à escola”, “A gazela, o carneiro e o coelho”, “O rato e o coelho”, “O leão, a mulher e a criança” e “Ndinema e as festas do final de ano”.

Fátima Langa nasceu a 24 de Junho de 1953, na província de Gaza. O seu percurso literário é fortemente influenciado pelas vivências da sua infância, passada maioritariamente na terra natal. Até aos seis anos só falava o Chopi, sua língua materna. Só mais tarde é que aprendeu a expressar-se em português, em Mandlakazi, onde fez os estudos primários.

Desde a tenra idade, cultivou o hábito de contar estórias à volta da fogueira, na sua língua materna. Sem nunca pensar em publicar, quando aprendeu a língua portuguesa, falada e escrita, começou a escrever contos encorajada pela escritora Lília Momplé.

Fátima Langa foi galardoada com a Medalha do Mérito JK, no Brasil, por ocasião do centenário natalício do Presidente Juscelino Kubitschek, falecido em 1976. Em 2014 recebeu também o título de “Personalidade Africana do Ano”, outorgado pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (CICESP).

Membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), ela participou em vários eventos literários dentro e fora do país, com destaque para o Brasil.

A escritora, que deixa dois filhos, teve um papel de destaque, divulgando livros infantis e a cultura moçambicana no estrangeiro.

E a maior parte dos seus livros infanto-juvenis tem edições bilingues.

À família enlutada, a Redacção do Jornal Notícias endereça as mais sentidas condolências.

 

Fonte: Jornal Noticias

Link: http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/recreio-e-divulgacao/68870-morreu-escritora-fatima-langa.html

culkthavana.png

Moçambique pode se inspirar no modelo cultural cubano para desenvolver o sector das inúmeras culturais no país.

Para o efeito, as autoridades da Cultura e Turismo de Moçambique e Cuba estão a avaliar os mecanismos de cooperação e identificar as potencialidades a serem intervencionadas.

Pirataria-Moç-730x480.jpg

Inspecção Nacional das Actividades Económicas em Sofala, lança operação “Stop a Pirataria”.

No primeiro dia da campanha foram apreendidos 5 mil discos contrafeitos na cidade da Beira.

 “Stop a Pirataria” é a designação da operação lançada esta 4ª Feira na cidade da Beira. Uma acção contra a produção e venda de discos contrafeitos.

Na sua primeira campanha cinco mil e quarenta e um discos foram apreendidos sendo quatro mil e trezentos e oitenta e quatro videogramas e seiscentos e quinhentos e cinquenta e sete áudios.

O trabalho decorre em coordenação com a Polícia da República de Moçambique, Instituto Nacional de Cinema e Conselho Municipal da Beira com vista a estacar os focos de produção e venda deste material. 

imprnsmc.jpg

25 Anos de Liberdade de Imprensa em Moçambique (1991-2016): História, percursos e percalços é o título do livro de Tomás Vieira Mário.

Com este livro, cujo lançamento aconteceu no princípio da noite desta 4ª feira, o autor procura celebrar o valor fundamental da democracia: a Liberdade de Expressão.

O livro é na verdade um grande contributo para o debate sobre a comunicação social em Moçambique.

Na sua obra, Tomás Vieira Mário produz uma síntese dos 25 anos de Liberdade de imprensa, problematiza o crime organizado, os aspectos de Liberdade de imprensa que podem colocar em causa não só a liberdade de imprensa mas também a liberdade de expressão.

quarta, 07 junho 2017 15:35

Artistas rendem homenagem ao mestre Malangatana

Escrito por

Artistas rendem homenagem ao mestre Malangatana.jpg

Se fosse vivo Malangatana Valente Ngoenha completaria a 6 de Junho, 81 anos.

E como forma de homenagear o mestre, amigos e discíplos reflectiram no Museu Nacional de Arte, em Maputo, em torno da contribuição de Malangatana no desenvolvimento da cultura das artes em Moçambique.

COMBATE A PIRATARIA_Autoridades apreendem 3 mil discos de vídeo e áudio.jpg

Mais de três mil discos de vídeo e áudio pirateados foram apreendidos por uma brigada multissectorial de combate a pirataria nos municípios de Boane e Matola na Província de Maputo.
A acção enquadra-se numa operação denominada “stop pirataria”, levada a cabo pelo governo em colaboração com os artistas.

steatetssdhgerhhs.jpg

Analisar as políticas de Gestão Públicas e Liderança do primeiro presidente de Moçambique, bem como os seus impactos é o que o General António Hama Thai trás na Obra intitulada “ Liderança e Processos de Decisão em Tempo de Samora Machel”.
O livro que pode inspirar líderes e gestores públicos e privados foi lançado com a presença do presidente da República, Filipe Nyusi.
Em “Lideranças em Processos de Decisão em tempos de Samora Machel” Hama Thai mostra a transversalidade da Gestão como ciência, onde abarca todas as áreas sociais e também militares. O autor destaca que a liderança e a gestão são dois factores que se compenetram. E académicos hoje podem se surpreender com algumas medidas que Machel na altura tomava.
O Presidente da República que se encontra de visita a cidade de Maputo, mesmo com agenda apertada, não faltou ao lançamento da obra do General.
António Hama Thai foi piloto da força aérea, Chefe do Estado Maior General, actualmente é Deputado e Docente universitário.

Governo da Zambézia vai premiar melhor fotografia turística da província nas redes sociais.jpg

A Direcção Provincial de Cultura e Turismo da Zambézia vai premiar as melhores fotografias, nas redes sociais, sobre locais históricos e turísticos da província.
O concurso é denominado por “Zambézia, o meu tesouro dos encantos”, visa redescobrir e divulgar as maravilhas turístico-culturais, com vista a atrair investimento privado para o sector de turismo na província.

fESTIVAL_DA_MULHERR.jpg

Mais de quinhentas mulheres participam na V edição do Festival da Mulher Autárquica da cidade de Inhambane.
O evento, que arranca hoje, na província do mesmo nome, será abrilhantado por um bailado encenado pela coreógrafa e professora de dança, Pérola Jaime.

dogardlmzmg.jpeg

A obra discográfica é uma colaboração entre os 2 artistas e já disponível no mercado.

Pág. 1 de 4

Programas

  • IDOCTV

    DOCTV

    No contexto de luta de libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde, Amílcar Cabral usava a expressão “Canhão de Boca” para se referir à Rádio Libertação como a arma mais poderosa do que to...

    Readmore

  • ITVM Internacional

    TVM Internacional

    O Canal Internacional da Televisão de Moçambique TVM INTERNACIONAL, é resultado de um trabalho prático desenvolvido por profissionais da TVM.  ...

    Readmore

  • IDOCTV

    DOCTV

    As origens da multi-etnicidade da Guiné Equatorial é um fenômeno desconhecido para muitos. ...

    Readmore

  • DOCTV

    DOCTV

  • TVM Internacional

    TVM Internacional

  • DOCTV

    DOCTV

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 67.93 69.29
USD 59.85 61.05
ZAR 4.60 4.70
Fonte: BCI, 28 de Junho de 2017

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla