Notícias

noticias.tvm.co.mz

Notícias

noticias.tvm.co.mz

combsgsgz.jpg

O gasóleo estará a partir de amanhã dois meticais mais barato enquanto que, a gasolina passará dos actuais 53.57 meticais o litro para 57.89 meticais.

De 53.57 MT, a gasolina passa a custar 57.89 MT. Enquanto que o gasóleo regista uma queda de preço dos actuais 51.79 MT para 50.48 MT.

Por sua vez o gás doméstico regista uma redução do preço, passando dos actuais 70.32 MT o Quilograma equivalente para 40.57 MT.

O Gás Comprimido passa de 26.34 Mt para 27.09 meticais por litro equivalente.

Já o petróleo de iluminação passa dos actuais 37.88 meticais o litro para 39.65 Mt.

A alteração do preço dos combustíveis e outros produtos petrolíferos surge da aplicação pelo governo do artigo 67 do Decreto 45/2012, de 28 de Dezembro que estabelece a necessidade da revisão dos preços de venda ao público numa base mensal, sempre que se verifique uma variação dos preços-base superior a 3%, ou caso haja alteração dos impostos.

Recorde-se que o ultimo ajustamento do preço de combustível e outros produtos petrolíferos foi a 17 de Maio de 2017 em alteração aos preços praticados desde 22 de Março de 2017.

 

smsbizmn.jpg

Jovens e adolescentes voltam a obter esclarecimentos de dúvidas relacionadas com saúde sexual e reprodutiva via celular, através de um SMS.

O Ministério da Juventude e Desporto renovou, esta quarta-feira, os acordos do Programa SMS BIZ, com as 3 operadoras de telefonia móvel no País.

A camada jovem tem a oportunidade de questionar e receber respostas por mensagem, sobre assuntos relacionas com a saúde sexual e reprodutiva, temas habitualmente não abordados abertamente nas famílias.

A iniciativa liderada pelo Ministério da Juventude e Desportos é implementada em diferentes países do mundo, contando com o apoio da UNICEF, um órgão das Nações Unidas.

O objectivo é garantir informação aos jovens com vista a redução dos índices de prevalência de HIV/SIDA, que em Moçambique caracterizam-se por uma taxa de 13.2%, sendo o oitavo país com maior taxa em todo mundo.

 

prminass.jpg

O Presidente da República Filipe Nyusi, inaugurou na manhã desta quarta-feira, a fábrica de processamento de Grafite localizada no distrito de Ancuabe, em Cabo Delgado.

Com capacidade de processar 9 mil toneladas de grafite por ano, a infra-estrutura está orçada em 12 milhões de euros.

Depois de dezassete anos de paralisação, a mina de grafite de Ancuabe, em Cabo Delgado, entra oficialmente em funcionamento, com uma capacidade de produção mais acrescida.

A nova concessionaria GK Ancuabe Grafite Mine, vai passar a produzir anualmente mais de 9 mil toneladas deste minério, contra as 6 mil produzidas no período entre 1994 à 2000, ano em que a antiga empresa paralisou com as suas actividades.

Num breve contacto com os trabalhadores da mina de Grafite de Ancuabe, Filipe Nyusi, desafiou a estes a redobrar os esforços com vista a aumentar os actuais níveis de produção.

cristransql.jpg

Conselho Municipal da Cidade de Quelimane está sem capacidade técnica e financeira para garantir um sistema de transporte público urbano digno aos munícipes.

A edilidade não conseguiu gerir os autocarros alocados pelo Ministério dos Transporte e Comunicações e, desviou a rota em detrimento da população.

A chuva trouxe à nu as implicações da crise de transporte na vida dos citadinos.

 

faculdademds.jpg

A Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Pedagógica suspende as aulas por tempo indeterminado na Província de Inhambane.

A escola não avança os motivos. E a situação está a criar um ambiente turvo entre os estudantes e a Direcção da Universidade.

O clima de tensão entre os estudantes da faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Pedagógica, Instalada em Mutamba, no Município da Maxixe em Inhambane, começou depois da emissão do comunicado que suspende por tempo indeterminado as aulas. A universidade não avança os motivos da mesma decisão.

A situação afecta noventa e sete estudantes de medicina geral.

No inicio deste ano, a Direcção da Faculdade anunciou a suspensão das aulas do e anos para dar lugar às aulas práticas não leccionadas nos anos anteriores, mas a medida não foi cumprida na integra. 

taipodrgsapp.jpg

Governadora de Sofala exige a incineração pública da droga apreendida nos últimos 2 anos ao nível da província.

Maria Helena Taipo, entende que este acto pode contribuir para desencorajar a produção, comercialização e consumo das referidas substâncias.

A governante quer que o Gabinete de Combate a Drogas junto a PRM seja mais actuante nesta matéria. Uma das medidas exigidas é a incineração imediata em público da droga apreendida nos últimos dois anos.

Em Sofala, a cerimónia do dia internacional de luta contra o tráfico e consumo ilícito de drogas, teve lugar na Escola Secundária da Manga, onde participaram alunos, professores, pais e encarregados de educação. Foram apresentadas várias manifestações culturais elucidando as consequências das drogas, além de aconselhamento em matéria de saúde sexual e reprodutiva. 

almgraffty.jpg

Moçambique constitui um inquestionável atractivo para investimento estrangeiro e realização de negócios em África e no mundo.

Assegurou esta Quarta-feira, em Cabo Delgado, o embaixador da Alemanha em Moçambique, Detlev Wolter, no acto de inauguração da unidade de processamento de Grafite de Ancuabe.

drogacns.jpg

Mais de duzentas e setenta pessoas foram assistidas nas unidades sanitárias da província do Niassa por perturbações mentais resultante do consumo excessivo de drogas.

Do universo, doze pessoas foram desintoxicados mais voltaram a reincidir por falta de reinserção social nas comunidades.

terça, 27 junho 2017 16:29

Assassinato por amor na Zambézia

casocarrecas.jpg

Casos passionais culminam na morte de uma pessoa na cidade de Quelimane, Província da Zambézia.

nhachor.jpg

Presidente da República, Filipe Nyusi, insta aos graduados da Universidade Nachingwea a honrarem o esforço dos heróis da libertação nacional que deram o melhor de si para tornar Moçambique um país livre, independente, soberano e dono do seu próprio destino.

Pág. 1 de 89

Programas

  • ITVM Internacional

    TVM Internacional

    O Canal Internacional da Televisão de Moçambique TVM INTERNACIONAL, é resultado de um trabalho prático desenvolvido por profissionais da TVM.  ...

    Readmore

  • IDOCTV

    DOCTV

    As origens da multi-etnicidade da Guiné Equatorial é um fenômeno desconhecido para muitos. ...

    Readmore

  • IDOCTV

    DOCTV

    No contexto de luta de libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde, Amílcar Cabral usava a expressão “Canhão de Boca” para se referir à Rádio Libertação como a arma mais poderosa do que to...

    Readmore

  • TVM Internacional

    TVM Internacional

  • DOCTV

    DOCTV

  • DOCTV

    DOCTV

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 67.93 69.29
USD 59.85 61.05
ZAR 4.60 4.70
Fonte: BCI, 28 de Junho de 2017

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla